https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/issue/feedAquila2025-03-26T18:54:54+00:00Anne Caroline de Morais Santos[email protected]Open Journal Systems<p style="text-align: justify;"><strong>Scope: </strong>A <strong>Revista Aquila</strong> visa prover um fórum internacional de estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas. Nesse sentido, a revista aceitará artigos em português, espanhol e inglês que estabeleçam pontes entre as diferentes vertentes do conhecimento humano, principalmente em áreas temáticas como Estudos Metodológicos Aplicados; Estudos Teórico-filósoficos; Sociedade, Meio Ambiente e Tecnologia; Inovação, Criatividade e Práticas Profissionais; e Comunicação, Identidade e Sociedade.<br><br><strong>Área de Conhecimento: </strong> Ciências Humanas, Sociais e Biológicas.<br><strong>E-mail: </strong>[email protected] / <strong>E-mail: </strong> [email protected]<br><strong>Qualis/CAPES: </strong> B3 <strong>e-ISSN: </strong>2317-6474 <strong>ISSN: </strong>1414-8846</p>https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/187Sumário2025-03-26T18:54:01+00:00Núcleo de Publicações[email protected]2025-03-23T15:41:15+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/188Carta dos editores2025-03-26T18:54:02+00:00Anne Caroline de Morais Santos[email protected]2025-03-24T17:40:14+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/166Mulheres na Arte: de Artemísia de Gentileschi à contemporaneidade2025-03-26T18:54:02+00:00M. Lourdes Luz[email protected]Virgínia Palmerston[email protected]<p>Uma reflexão bastante pertinente para os dias atuais é sobre a divisão que fazemos entre o lugar do homem e da mulher na sociedade, fenômeno que também ocorre na arte, tema que apresentaremos neste artigo. O fato de não haver muitos registros, não quer dizer que as artistas mulheres teriam sido menores ou inferiores, ou ainda que suas contribuições fossem menos significativas do que a dos homens, porém importa ressaltar que a História, até bem pouco tempo, foi escrita por homens. As artistas mulheres tiveram que transpor várias barreiras e a primeira delas foi a questão educacional. O artigo retrata um fazer feminino que acompanha as conquistas da mulher ao longo dos séculos, no universo da arte, saindo de um espaço doméstico e atingindo as demais instâncias da sociedade, por meio de temáticas ligadas à política, ao meio ambiente, à educação, à cultura, entre outras.</p>2025-03-18T22:16:38+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/167Relação entre nível de Atividade Física e Nível de Ansiedade em escolares do Ensino Médio do Município de Cabo Frio-RJ2025-03-26T18:54:03+00:00Andreana Machado Fonseca[email protected]Filipe de Aquino[email protected]Alexandre Motta de Freitas[email protected]Álvaro Luiz Monteiro Alves[email protected]Sérgio Machado[email protected]Murilo Khede Lamego[email protected]Sandro Legey[email protected]<p>Atualmente, o nível de atividade física (NAF) em adolescentes decresce pelos hábitos modernos. Ocorre também aumento do nível de ansiedade (NA) pela necessidade de escolha profissional e ingresso universitário, estressores para complicações na saúde. Este estudo se propôs a investigar o NAF e sua relação com o NA em escolares do terceiro ano do Ensino Médio do município de Cabo Frio-RJ. A amostra foi composta por 35 estudantes. Foi aplicado, para análise do NAF, o Questionário de Atividade Física Habitual de Baecke. O Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) foi utilizado para verificar o NA. Os domínios de NAF analisaram possíveis diferenças entre ansiedade-estado e ansiedade-traço. Utilizou-se correlação de Pearson (p<0,05) para investigação entre as variáveis. A pesquisa demonstrou que o NAF não se correlaciona com NA dos escolares analisados.</p>2025-03-21T21:36:30+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/168Venâncio, a criança mal acolhida: uma breve análise sobre o ato de violência em Freud e Ferencz2025-03-26T18:54:06+00:00Barbara Angelica dos Santos Monteiro Carissimi[email protected]<p>O objetivo deste ensaio é discutir brevemente a violência sofrida e cometida contra si e contra os outros a partir do conceito de pulsão de morte em Freud e a temática da criança mal acolhida em Ferenczi. Para o presente trabalho destacar-se-á a estória de Venâncio e suas experiências traumáticas desestrututantes de violências vividas desde tenra infância que culminarão num ato cruel em sua vida adulta para que se abram as reflexões. Finalmente, à guisa da conclusão, apresentar-se-á as tratativas da clínica psicanalítica baseada na ética do cuidado com esses pacientes.</p>2025-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/169Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como estratégia de inclusão na educação infantil 2025-03-26T18:54:08+00:00Iramaia Silva Carlos[email protected]<p>Pensar a inclusão se faz necessário e é algo que vem ganhando espaço na atualidade. Nesse sentido,a proposta do artigo é considerar e investigar o uso da ciência ABA (Análise do ComportamentoAplicada) como estratégia de inclusão de crianças com autismo no contexto da educação infantil, no Brasil. Inicialmente, mencionei conceitos de ABA e sua inter-relação com a educação, Transtorno doEspectro Autista (TEA) e inclusão. Desse modo, foi realizada uma revisão integrativa com o objetivo demapear produções científicas nacionais que se tratassem do tema em questão, especificamente entre os anos 2012 e 2024. Nas bases de dados utilizadas e definidas previamente, foram empregados osseguintes termos: ABA, Inclusão escolar, Educação infantil e Autismo, os quais foram combinados com“AND” de forma a alcançar o proposto. Por fim, se tornou evidente a escassez de produções científicas que inter-relacionam ABA, inclusão e educação infantil nas bases de dados definidas previamente, oque indica um campo interessante para desenvolvimento de pesquisas futuras de relevância.</p>2025-03-21T22:11:11+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/170Avaliação do nível de insatisfação corporal, depressão e atividade física no público jovem adulto feminino 2025-03-26T18:54:10+00:00Lethicia Poncs Malheiros[email protected]Álvaro Luiz Monteiro Alves[email protected]<p>O objetivo desse estudo foi verificar os níveis de insatisfação corporal, de atividade física e de sentimentos depressivos do público feminino jovem adulto, com idade entre 19 – 25 anos, residentes da cidade do Rio de Janeiro. Esse estudo se caracteriza como transversal descritiva. Nessa pesquisa, foi criado um formulário no Google Forms contendo três questionários (IPAQ, BDI e BSQ), disponibilizado por duas semanas e divulgado através das redes sociais. Tivemos uma amostra de 28 mulheres, obtendo os seguintes resultados: Em relação ao BDI, 71,43% (n = 20) apresentaram algum nível de sintomas de depressão. No BSQ, 51,14% (n = 16) da amostra demonstrou sentir insatisfação corporal em diferentes níveis. O IPAQ - versão curta revelou que 50% da população tinha um nível"Baixo" de atividade, 25% apresentavam atividade "Moderada" e 25% atividade "Alta". Com isso, metade as participantes tinha níveis insuficientes de atividade física, o que poderia estar correlacionado a uma prevalência significativa de sintomas de depressão e insatisfação corporal na amostra. Esses resultados destacam a necessidade de intervenções abrangentes para promover uma imagem corporal positiva,conscientização sobre saúde mental e a importância da atividade física para o bem-estar.</p>2025-03-22T13:05:43+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/171O impacto da estrutura tributária brasileira na perpetuação histórica da desigualdade social: uma reflexão acerca da contribuição de Adolf Wagner e a distorção do sistema tributário 2025-03-26T18:54:13+00:00Soniárlei Vieira Leite[email protected]<p>O artigo explora as origens teóricas da extrafiscalidade com base nas obras de Adolph Wagner. Já nofinal do século XIX, o autor alemão iniciou os debates sobre as funções e as finalidades não arrecadatórias dos impostos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização dos impostos regulatórios como instrumentos de extrafiscalidade (IPI e ICMS), mas observando os limites constitucionais ao emprego de normas tributárias extrafiscais. Analisou-se a relevância da diferenciação entre normas tributárias fiscais e extrafiscais. As normas tributárias extrafiscais devem ser identificadas a partir das suas finalidades, conforme a interpretação da norma. Centrou-se a investigação de exemplos em que as normas tributárias extrafiscais são contrapostas às limitações constitucionais ao poder de tributar, ressaltando o conflito entre competência regulatória e competência tributária, assim como os limites estabelecidos pela Constituição da República, a partir do advento do Sistema Tributário Nacional em 1965. Os principais documentos legislativos, de 1965 a 2023, foram objeto de análise para a verificação do impacto histórico da tributação dos impostos indiretos</p>2025-03-22T13:20:36+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/172Tecnologia para além da filia e da fobia, em busca do bom senso2025-03-26T18:54:16+00:00Renato Nunes Bittencourt[email protected]<p>O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão da técnica e da tecnologia na vida humana como um processo de desenvolvimento do progresso de nossa engenhosidade no mundo, apresentando a necessidade de sua distribuição e democratização social.</p>2025-03-22T13:30:13+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/173O combate às fake news nas eleições de 2022 sob a ótica do Direito e do Jornalismo. Uma avaliação crítica da integridade eleitoral na era da informação2025-03-26T18:54:17+00:00Alan Lincoln Barbosa do Amaral Paresqui[email protected]Renata Luzia Feital de Oliveira[email protected]Soniárlei Vieira Leite[email protected]<p>O presente artigo examina a influência das fake news no contexto eleitoral brasileiro de 2022, analisando as implicações legais e jornalísticas. Inicialmente, discute-se o impacto das notícias falsas na formação da opinião pública e na legitimidade dos processos eleitorais. Posteriormente, são analisadas as estratégias adotadas pelos jornalistas, como a formação de equipes de fact-checking e a colaboração com plataformas de redes sociais. O estudo também aborda as ações jurídicas e normativas contra a desinformação, explorando a colaboração e as tensões entre jornalistas e profissionais do Direito. A pesquisa se baseia em casos emblemáticos e jurisprudência do STF e TSE, propondo recomendações para fortalecer a integridade eleitoral, destacando a importância da educação midiática e da transparência na comunicação política.</p>2025-03-22T13:49:22+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/174Modelo de negócio aplicado a um pequeno e-commerce de vestuário feminino2025-03-26T18:54:19+00:00Inácia Ariele de Almeida Batista[email protected]Fabricio da Costa Dias[email protected]Anderson Cruz Barreto[email protected]Renan Barroso de Oliveira[email protected]Daiane Rodrigues dos Santos[email protected]<p>Esse estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de negócio para uma loja online de roupas femininas, focada no conceito de guarda-roupa inteligente. Foi utilizado o Business Model Canvas do autor Osterwalder & Pigneur (2011) para mapear a estrutura do negócio em nove blocos essenciais, como proposta de valor, canais e relacionamento com o cliente. Através de uma pesquisa aplicada a potenciais clientes foi realizada uma análise de questionário baseado na escala SERVQUAL, visando compreender a percepção de qualidade dos produtos e serviços. O estudo identificou que "garantia" e "confiabilidade" foram aspectos fundamentais para o público-alvo, fornecendo assim direções de melhorias e viabilidade para a abertura do negócio.</p>2025-03-22T14:06:37+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/175Histórias que encantam: a influência da literatura infantil para a formação leitora na infância2025-03-26T18:54:22+00:00Beatriz Braga de Amorim[email protected]Maíra Moraes[email protected]<p>O presente trabalho pesquisa teve como objetivo investigar e compreender as contribuições da literatura infantil no processo de formação de leitores, bem como os benefícios da leitura para o desenvolvimento integral da criança. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, em diferentes meios, foram exploradas e descritas reflexões sobre a importância de uma literatura desenvolvida especificamente para crianças para a formação leitora na infância. A produção e resultados da pesquisa bibliográfica indicam, em primeiro momento, o processo histórico de desenvolvimento e produção de uma literatura específica e direcionada para as crianças, mostrando sua evolução ao longo dos séculos, <br>adaptando-se às necessidades educativas e culturais de cada época. Em um segundo momento, temos o posicionamento da literatura infantil não só como um gênero literário, mas como porta de entrada para o universo da leitura, com estímulos capazes de suscitar o interesse e o hábito de ler. No terceiro momento, temos a importância da leitura sob a ótica do desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil, mostrando-se fundamental para a obtenção de habilidades imprescindíveis para um desenvolvimento humano pleno e emancipatório.</p>2025-03-23T12:14:57+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/176Nos trilhos da civilização: preâmbulos das disputas técnico-científicas na estrada de ferro de D. Pedro II (1850-1855)2025-03-26T18:54:25+00:00Pedro Eduardo Mesquita de Monteiro Marinho[email protected]Magno Fonseca Borges[email protected]<p>O artigo investiga os preâmbulos das disputas técnico-científicas na formação da Estrada de Ferro deD. Pedro II (1850-1855), destacando o papel das ferrovias como símbolos de civilização e modernidade no Brasil Imperial. Através da análise dos debates políticos e técnicos que precederam a criação daCompanhia Estrada de Ferro de D. Pedro II, discute-se como essas disputas moldaram as soluções parao desafio da transposição da Serra do Mar. O texto aborda as visões concorrentes de progresso técnico,representadas pelo “sistema americano”, promovido pelos irmãos Teixeira Leite, e o modelo britânico,defendido por Barbacena, evidenciando a conexão entre técnica, poder e as representações decivilização no contexto das melhorias materiais do Segundo Reinado.</p>2025-03-23T12:34:15+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/177Comunicação na liderança de enfermagem: eis a questão? Uma revisão sistemática2025-03-26T18:54:28+00:00Ana Paula Dos Santos Iloya[email protected]Camila dos Santos Nascimento[email protected]Lidiane Dias Reis[email protected]<p>O artigo proposto aborda a delimitação do papel da enfermagem, comparando os desafios enfrentados pelos enfermeiros com a comunicação e ao assumir funções de gerenciamento, como a falta de preparo e capacitação específica, a falta de reconhecimento e valorização como gestores e a sobrecarga de trabalho. Justificativa: Hoje vimos que uma boa comunicação, promove um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, onde torna-se necessário um líder saber ouvir ativamente a fim de ofertar um suporte e incentivar a equipe. E teve por objetivo geral avaliar e analisar a forma como funciona a comunicação da enfermagem, exercendo o papel de liderança, entre os profissionais de equipe. Metodologia; foi realizado uma pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores no DeCs (Descritores em Ciências em Saúde) tais: “gestão”; “liderança”; “comunicação”, com o boleador “AND” e foi utilizado o o checklist PRISMA-ScR que contem 27 tópicos para verificação. Discussão e Resultados; as discussões em torno da comunicação na liderança de enfermagem teve por objetivo abordar a importância da comunicação com a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, onde essa abordagem se concentra na habilidade dos líderes em consideração e gerenciamento das emoções dos profissionais de enfermagem. Conclusão. Conclui-se que essa pesquisa teve por objetivo avaliar a comunicação da enfermagem na liderança em vários setores de atuação, inclusive a carência na formação acadêmica em relação a gestão de enfermagem.</p>2025-03-23T12:47:15+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/178Conhecimento ecológico tradicional como instrumento para o Manejo do Caranguejo-Uçá (Ucides Cordatus) no Manguezal de Guapimirim, Baía De Guanabara, RJ2025-03-26T18:54:32+00:00Tarso de Menezes Macedo Costa[email protected]<p>O presente estudo teve como principal objetivo resgatar o conhecimento tradicional e empírico dos pescadores artesanais sobre o seu principal recurso pesqueiro no manguezal de Guapimirim, baía de Guanabara. As percepções dos pescadores sobre o caranguejo-uçá produziram informações úteis sobre a periodicidade de eventos importantes do ciclo de vida anual desta espécie que foram sintetizadas e organizadas em um calendário que pode servir de apoio para a elaboração de estratégias de manejo e fiscalização. Adicionalmente, através destas percepções, foram fornecidas informações sobre distribuição espacial, identificação de locais com maior produção pesqueira, principais ações antrópicas que interferem na disponibilidade do caranguejo-uçá e um mini-glossário com as expressões utilizadas pelos pescadores tradicionais para facilitar a comunicação com estes profissionais.</p>2025-03-23T13:55:15+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/179Aquisição de habilidades práticas no ensino superior: o impacto das oficinas no desenvolvimento de estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Economia 2025-03-26T18:54:34+00:00Sabrina Souza Gonçalves[email protected]Elias Silva de Medeiros[email protected]Carolina Cristina Bicalho[email protected]Marcos Antônio Alves[email protected]<p>O objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos acadêmicos de uma Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia de uma instituição pública de ensino superior sobre a relevância das habilidades práticas adquiridas por meio de oficinas para o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa foi realizada com 55 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, utilizando questionários estruturados distribuídos eletronicamente. <br>A análise quantitativa dos dados revelou que 69,1% dos participantes consideram as oficinas práticas altamente contributivas para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, e 83,6% destacaram a importância dessas habilidades para suas futuras carreiras. Além disso, 80% dos respondentes demonstraram alto interesse em participar de oficinas. Entre as oficinas mais desejadas, o Excel avançado foi a preferida, com 45,5% de interesse. A análise também apontou uma variação na satisfação com as oportunidades de desenvolvimento profissional oferecidas pela faculdade, sugerindo áreas para melhoria. Os resultados indicam a necessidade de integrar efetivamente essas atividades práticas nos currículos acadêmicos para melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Conclui-se que as oficinas práticas são indispensáveis na educação superior, enriquecendo a formação e capacitando os estudantes a atender às demandas do ambiente profissional.</p>2025-03-23T14:12:42+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/180Violência contra mulher e rede de apoio: revisão integrativa2025-03-26T18:54:38+00:00Clarice Allayne Epaminondas Lopes do Nascimento[email protected]Jakson Luis Galdino Dourado[email protected]<p>A violência doméstica é um padrão de comportamento abusivo que ocorre entre pessoas que têm ou tiveram um relacionamento íntimo. Pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sua idade, gênero, orientação sexual, raça, etnia ou status socioeconômico. Com o objetivo de compreender essa realidade, o presente trabalho busca realizar uma revisão integrativa da literatura, com o intuito de conhecer as estratégias de enfrentamento de mulheres vítimas de violência e as redes de apoio que as ajudam a lidar com essas ocorrências. Utilizando as bases de dados do Scielo, PEPSIC e BV-PSI, foram revisados 11 artigos publicados entre os anos de 2018 e 2023, os quais avaliavam a violência contra a mulher e suas redes de apoio. Os artigos apontaram a ineficácia da rede de apoio, evidenciando também que a maioria das mulheres que sofrem violência não denuncia seus agressores e, muitas vezes, se culpam pela situação que estão vivenciando. Por fim, o trabalho indica uma prevalência das violências física, psicológica e moral, tipificações mais comuns nos lares e que causam danos emocionais graves na vida das mulheres.</p>2025-03-23T14:24:12+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/181Desvendando o mundo: o ensino de geografia como exploração das práticas espaciais de significação2025-03-26T18:54:41+00:00Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos[email protected]<p>Este artigo examina o ensino de Geografia como uma prática essencial para a compreensão das práticas espaciais de significação. A Geografia Humana oferece uma perspectiva única para analisar as interações complexas entre sociedade e espaço. Exploramos como o ensino dessa disciplina pode capacitar os alunos a desvendar o mundo ao seu redor, incentivando a reflexão crítica sobre a forma como os lugares são percebidos, construídos e significados. Abordamos estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento de habilidades geográficas e a compreensão das dinâmicas espaciais, contribuindo para uma cidadania informada e engajada. Este artigo destaca a importância do ensino de Geografia na formação de indivíduos capazes de decifrar e transformar o ambiente em que vivem.</p>2025-03-23T14:34:27+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/182Notas iniciais sobre a inclusão escolar de pessoas com necessidades educativas especiais e sua relação com a participação familiar2025-03-26T18:54:43+00:00Monique Resino de Freitas da Costa[email protected]Mariana Silva Ercole[email protected]Natalia de Souza Vasconcelos Paes[email protected]Thiago de Souza dos Reis[email protected]<p>O artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em curso sobre a participação da família na inclusão escolar de pessoas com necessidades educativas especiais. A partir do diálogo com a bibliografia especializada e delineamento de alguns documentos que reforçam o direito à Educação, igualdade e inclusão, os autores reconhecem os desafios do processo, mas defendem que a participação familiar promove maior motivação, engajamento e desempenho acadêmico, além de contribuir para o desenvolvimento emocional e social dos alunos com necessidades educativas especiais, sua autoestima e senso de pertencimento. Como conclusão, o artigo observa a importância da família no processo de inclusão escolar e aponta para a importância do fortalecimento do vínculoentre família e escola, já que juntas se tornam mais capazes de realizar as ações e ajustes necessários para o pleno desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais</p>2025-03-23T14:46:21+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/183O uso do podcast como uma ferramenta metodológica para a promoção da prática interdisciplinar na educação: o caso do podcast Sarau da Casa Azul2025-03-26T18:54:46+00:00Luciene P. Carris Cardoso[email protected]Luzimar Soares Bernardo[email protected]<p>O artigo analisa a contribuição do podcast Sarau da Casa Azul como um recurso digital auxiliar no processo do ensino-aprendizagem, tendo como parâmetro a dinâmica interdisciplinar do conteúdo disponibilizado. Desse modo, o podcast pode ser uma ferramenta didática que pode ser utilizada por professores e alunos do segmento desde a educação básica até o ensino superior. Considerado como integrante das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs), constata-se que a difusão desse recurso tem se ampliado nos últimos anos.</p>2025-03-23T14:57:53+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/184Ambulatório de nutrição na APAE-RIO: um relato de experiência de estágio no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista2025-03-26T18:54:47+00:00Lílian Boaventura Fernandez Cuiñas[email protected]Gláucia Figueiredo Justo[email protected]Lucia Kurdian Maranha[email protected]<p>O estágio supervisionado é um importante momento de aprendizado para a formação do futuro profissional, pois visa aliar à prática aos aprendizados teóricos, desenvolver habilidades e competências. Durante o segundo semestre de 2024, foi realizado o Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Clínica da aluna Lílian Boaventura Fernandez Cuiñas junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (Apae-Rio). O objetivo deste trabalho foi de descrever a experiência vivida pela acadêmica, de forma a contribuir para a construção do conhecimento, além de apresentar as atividades desenvolvidas pelo ambulatório de Nutrição no Centro Multidisciplinar de Reabilitação (CMR) Intelectual e Autismo Lafayette Cortes da Apae-Rio. Desde o início do estágio em agosto até novembro de 2024, foram realizados 46 atendimentos de “primeira vez”, sendo excluídos os retornos. A seletividade alimentar foi uma queixa comum entre os cuidadores e foi identificado, através do Questionário de Frequência do Consumo alimentar, que 14% das crianças comiam uma variedade menor do que 10 alimentos diferentes. Por fim, o estágio no Centro Multidisciplinar de Reabilitação Intelectual e Autismo Lafayette Cortes na Apae-Rio oportunizou um aprendizado ímpar, alinhando a teoria da ciência da Nutrição com a prática de atenção à população neuroatípica. Foi possível romper com a fragmentalização da formação em saúde e vivenciar ações integralizadoras e multidisciplinares.</p>2025-03-23T15:09:25+00:00Copyright (c) 2025 Aquilahttps://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/185A experiência, o conhecimento e a verdade no tratado da emenda do intelecto de Benedictus de Spinoza: diferenças com René Descartes2025-03-26T18:54:51+00:00Armando Turbae Junior[email protected]<p>A ideia presente nas Meditações de René Descartes, de que o puro pensamento não contém em si nenhum vestígio com origem nos sentidos, pode parecer concordar integralmente com o Tratado da Emenda do Intelecto de Benedictus de Spinoza, pelo fato de nesta obra de juventude o filósofo holandês priorizar o tratamento das ideias e não a realidade corporal. Analisaremos quais diferenças existentes no método empregado por Descartes, na busca de um fundamento seguro para o conhecimento, e o método em Spinoza de busca do “bem verdadeiro”, como também procuraremos esclarecer os significados, nas duas obras, das ideias de experiência, conhecimento e verdade. Verificaremos o lugar ocupado pela experiência, os afetos e a razão no Tratado da Emenda do Intelecto. Após termosproblematizado essas questões, veremos se é possível afirmar haver no TIE o esboço de um programa de natureza política.</p>2025-03-23T15:17:43+00:00Copyright (c) 2025 Aquila