ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDANDO LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS DE MANEIRA CRÍTICA

TEACHING PORTUGUESE: APPROACHING LITERACY AND MULTILITERACY CRITICALLY

  • Risonete Amorim UFAC
Palavras-chave: Ensino, Letramentos, Multiletramentos

Resumo

O presente artigo explora a importância de adotar abordagens críticas e abrangentes no ensino da língua portuguesa. A abordagem crítica no ensino de português visa empoderar os estudantes, tornando-os capazes de questionar e transformar a realidade ao seu redor. A ideia central é que os letramentos não se restringem apenas à habilidade de ler e escrever, mas envolve compreender e interpretar diferentes tipos de textos e mídias em um mundo cada vez mais digital e multimodal. Isso inclui a habilidade de analisar criticamente informações de diferentes fontes e formatos, como textos digitais, vídeos, imagens e outras formas de comunicação contemporânea. A integração de letramentos e multiletramentos no currículo escolar é apresentada como uma estratégia fundamental para atender às demandas da sociedade atual e promover uma educação mais inclusiva e significativa. Nesse contexto, autores como Kleiman (2007), Rojo (2012), Street (1984), Soares (1999), e Freire (2001), entre outros contribuem significativamente para esse estudo.

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Referências

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Publicado
22-09-2024
Como Citar
AMORIM, R. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDANDO LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS DE MANEIRA CRÍTICA. Aquila, v. 1, n. 31, p. 137-148, 22 set. 2024.
Seção
Artigos de Temática Livre