ANÁLISE DOS HÁBITOS DE ESTUDO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AN ANALYSIS OF THE STUDY HABITS OF STUDENTS ON AN ADMINISTRATION COURSE

  • Elias Silva de Medeiros Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcos Antônio Alves FITec Inovações Tecnológicas BH
  • Ana Carolina Glaser Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jéssica Souza da Paixão Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carolina Cristina Bicalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Métodos de estudos, desempenho acadêmico, Universidade Pública, estatística

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar a eficácia dos métodos de estudo utilizados por estudantes de Administração em uma universidade pública no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo eficiente é crucial no ambiente acadêmico, especialmente diante dos desafios enfrentados no Brasil, em que apenas 18,1% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior. A eficiência nos métodos de estudo, é essencial para melhorar a gestão do tempo e aumentar a produtividade no processo de aprendizagem. Na área de Administração, cuja gestão eficaz de recursos e processos é fundamental, a eficiência nos métodos de estudo assume uma relevância ainda maior. A amostra utilizada nesta pesquisa foi constituída por 51 acadêmicos do curso de Administração em uma instituição de ensino superior no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionários disponibilizados e as respostas validadas. Os resultados revelaram uma amostra predominantemente feminina (58,82%), sendo destas 54,90% apresentaram idade entre 21 e 24 anos. Identificou-se que 60,78% dos discentes apresentaram um índice de desenvolvimento acadêmico entre 6,0 e 8,0. Em relação ao item “retomo o material dado logo após a aula para melhor entender e fixar”, 43% dos entrevistados indicaram a resposta “pouquíssimo provável”. A pesquisa realizada destacou que muitos discentes utilizam métodos como resolução de exercícios e participação ativa em aula, porém, enfrentam desafios na gestão do tempo, especialmente os que conciliam estudos e trabalho. Esses desafios impactam diretamente o desempenho acadêmico e a taxa de evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antônio Alves, FITec Inovações Tecnológicas BH

Doutor em Engenharia Elétrica (Inteligência Computacional), Cientista de dados na FITec Inovações Tecnológicas BH

Ana Carolina Glaser Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados.

Jéssica Souza da Paixão, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Carolina Cristina Bicalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária, professora de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

ASSIS, Rita Cássia Corrêa; MOURA, Gabriel Lopes; ALVES, Marcos Antonio. Satisfação dos estudantes de cursos de gestão de uma instituição superior pública. ForScience, v. 8, n. 1, p. e00656, 16 abr. 2020. Doi: 10.29069/forscience.2020v8n1.e656

BARDAGI, Marucia Patta; HUTZ, Claudio Simon. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. Psico, v. 43, n. 2, 2012.
CARVALHO, L. M. G. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2008. 72 p. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, (Curso Técnico em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

CFA - CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. História da Profissão. Brasília, DF: CFA. Disponível em: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-historia-da-profissao/. Acesso em: 10 de maio de 2024.
CONCEITO. Conceito de Método. Disponível em: . Acesso em: 12 de maio de 2024.

CUSATI, I. C. Métodos e Técnicas de Estudos. Material didático (Bacharelado em Gestão Pública) – UAB – PNAP Brasília, Recife, 2021.

D’ÁVILA, C. Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. 1. ed.. Salvador: EDUFBA, 2021. 125 p.

DICIO - Dicionário Online de Português. Eficiência. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2024.

FRANÇA, C. A.; KATO, E. R.; ARAUJO, L. A.; CARLOS, A.; OGASHAWARA, O.; BARCELLOS, R. Análise do desempenho discente em relação à sua rotina de estudo, às suas relações sociais e ao seu hábito de leitura. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. “Inovação no Ensino/Aprendizagem em Engenharia”. Joinville: UDESC/UNISOCIESC, set. 2017. p. 1-10.

GLASSDOOR. Salários do cargo de Administração – Brasil. Disponível em: https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/administra%C3%A7%C3%A3o-sal%C3%A1rio-SRCH_KO0,13.htm. Acesso em: 10 de maio de 2024.

HERMON, M. A importância da saúde do estudante para o desempenho escolar. 9 de jun. 2023. Disponível em: . Acesso em: 12 de maio de 2024.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/dourados.html. Acesso em: 10 de maio 2024.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Estudo do Ipea mostra que 60% dos universitários trabalham. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/noticiasmidia/academia/450-estudo-do-ipea-mostra-que-60-dos-universitarios-trabalham. Acesso em: 11 de maio de 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório síntese de área: Administração. Brasília: Inep, 2023. Disponível em: https://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatoriosPublicos. Acesso em: 25 jun. 2024.

INSTITUTO SEMESP. Evasão – Mapa do Ensino Superior. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/evasao/. Acesso em: 13 maio de 2024.

INSTITUTO UNIBANCO. Desafios do Acesso ao Ensino Superior no Brasil. Rio de Janeiro, 24 de nov. 2023. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2024.

LAMERS, J. M. S.; SANTOS, B. S.; TOASSI, R. F, C. Retenção e Evasão no Ensino Superior Público: Estudo de Caso em um Curso Noturno de Odontologia. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-26, 2017.

LEAL, Fátima. Estratégias de estudo e de aprendizagem de estudantes de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233349, 2023. Doi: 10.1590/S0104-40362023003103349

MACKENZIE. Curso de Administração: conheça as áreas de atuação e o mercado. Disponível em: https://blog.mackenzie.br/vestibular/guia-de-profissoes/curso-de-administracao-conheca-as-areas-de-atuacao-e-o-mercado/. Acesso em: 11 de maio de 2024.

MAGGI, Luiz. Fatores críticos no ensino da matemática nos cursos de Administração de Empresas – as dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes e as suas implicações na aprendizagem. Gestão e Conhecimento PUC Minas campus Poços de Caldas, v.1, n.1, Art.4, mar. /jun. 2005 .

MALLMANN, Erika Rodrigues Silva; MOURA, Cynthia Borges de. Rotina de Estudos: Sistematização de Estratégias para Otimização da Aprendizagem Escolar. Revista Pleiade, v. 10, n. 20, p. 77-82, 2016.

PATIL, Indrajeet. Visualizations with statistical details: The 'ggstatsplot' approach. Journal of Open Source Software, v. 6, n. 61, p. 3167, 2021. Doi: 10.21105/joss.03167

R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, R version 4.3.2, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/
rsuperior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação Campinas, Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010. Doi: 10.1590/S1414-40772010000100009

WICKHAM, H. Data Analysis. In: ggplot2. Use R!. Springer, Cham, 2016. Doi: 10.1007/978-3-319-24277-4_9
Publicado
22-09-2024
Como Citar
SILVA DE MEDEIROS, E.; ALVES, M. A.; RODRIGUES, A. C. G.; PAIXÃO, J. S. DA; BICALHO, C. C. ANÁLISE DOS HÁBITOS DE ESTUDO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Aquila, v. 1, n. 31, p. 063-076, 22 set. 2024.
Seção
Artigos de Temática Livre