ANÁLISE DOS HÁBITOS DE ESTUDO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AN ANALYSIS OF THE STUDY HABITS OF STUDENTS ON AN ADMINISTRATION COURSE
Resumo
O objetivo deste estudo consistiu em analisar a eficácia dos métodos de estudo utilizados por estudantes de Administração em uma universidade pública no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo eficiente é crucial no ambiente acadêmico, especialmente diante dos desafios enfrentados no Brasil, em que apenas 18,1% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior. A eficiência nos métodos de estudo, é essencial para melhorar a gestão do tempo e aumentar a produtividade no processo de aprendizagem. Na área de Administração, cuja gestão eficaz de recursos e processos é fundamental, a eficiência nos métodos de estudo assume uma relevância ainda maior. A amostra utilizada nesta pesquisa foi constituída por 51 acadêmicos do curso de Administração em uma instituição de ensino superior no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionários disponibilizados e as respostas validadas. Os resultados revelaram uma amostra predominantemente feminina (58,82%), sendo destas 54,90% apresentaram idade entre 21 e 24 anos. Identificou-se que 60,78% dos discentes apresentaram um índice de desenvolvimento acadêmico entre 6,0 e 8,0. Em relação ao item “retomo o material dado logo após a aula para melhor entender e fixar”, 43% dos entrevistados indicaram a resposta “pouquíssimo provável”. A pesquisa realizada destacou que muitos discentes utilizam métodos como resolução de exercícios e participação ativa em aula, porém, enfrentam desafios na gestão do tempo, especialmente os que conciliam estudos e trabalho. Esses desafios impactam diretamente o desempenho acadêmico e a taxa de evasão.
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