A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

THE SCHOOL PSYCHOLOGY AND THE PROMOTION OF SOCIOEMOTIONAL SKILLS

  • Raquel da Silva Rosas Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Habilidades Sociais, Socioemocional, Psicologia Escolar, Interacionismo, Formação continuada de professores

Resumo

A escola é uma das instituições mais importantes na socialização do ser humano, por isso precisa preparar o indivíduo para estabelecer vínculos sociais ao longo da vida. As habilidades socioemocionais são essenciais nesse processo. O objetivo deste estudo é contribuir para a promoção das habilidades socioemocionais, mais especificamente se tratando da atuação da psicologia aplicada ao contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tomando-se como base livros especializados, artigos científicos e outros materiais de nacionalidade brasileira, escritos em português e indexados em sites reconhecidamente científicos. A pesquisa permitiu compreender que a escola é um espaço privilegiado para a promoção das habilidades socioemocionais, tendo em vista a integralidade do sujeito. Após apresentar momentos do desenvolvimento histórico e definições, o estudo apontou para os desafios e possibilidades de atuação do Psicólogo Escolar. O Psicólogo Escolar pode atuar na formação continuada de professores, diretamente com os alunos, mas também em conjunto com seus familiares. É necessário, além disso, dirigir-se as próprias práticas institucionais, considerando seus atravessamentos históricos e políticos. Assim, as habilidades socioemocionais não devem ser tratadas apenas como temática curricular, mas como um aspecto da dimensão constitutiva do ser humano que perpassa todos os ambientes e momentos das instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel da Silva Rosas, Universidade Veiga de Almeida

Raquel da Silva Rosas, graduanda do curso de Psicologia, Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Campus Cabo Frio, e-mail:  rakrosas@hotmail.com

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia e Educação no Brasil: uma análise histórica. In: AZZI, R.G; GIANFALDONI, M.H.T.A. (orgs.) Psicologia e educação, v. 1, p. 9-32, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

BOCK, A.M.B; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologias. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

CANETTIERI, Marina Kurotusch; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino; SANTOS, Soraya Vieira. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, v. 6, n. 2, 2021.

CFP, Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica / Conselho Federal de Psicologia. 2. Ed., Brasília: CFP, 2019.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda AP. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2005.

DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 105-111, 2014.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

OLIVEIRA, Patricia Vieira de; MUSZKAT, Mauro. Revisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 115, p. 91-103, 2021.

SILVA, Pedro Antônio Borges; JUNIOR, João Camilo Souza. Psicologia escolar: reflexões sobre os desafios na atuação profissional. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 37, 2020.

TURBAY, J. S. A Psicologia da educação aplicada em uma turma durante um período escolar confrontando a teoria e a prática. In: Revista eletrônica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis OPET. n°06, 2011.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J.F.; ALMEIDA, L.S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. In: Revista Psicologia Escolar e Educacional. vol.7, n° 1, jun. 2003.

VERSUTI, Fabiana Maris et al. Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1086-1104, 2020.

VIANA, M.N. Interfaces entre a Psicologia e a Educação: Reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar In: VIANA, M.N; FRANCISCHINI, R. Psicologia Escolar: que fazer é esse? 1ª ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
ROSAS, R. DA S. A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS. Aquila, v. 1, n. 31, p. 013-028, 22 set. 2024.
Seção
Artigos de Temática Livre