A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
THE SCHOOL PSYCHOLOGY AND THE PROMOTION OF SOCIOEMOTIONAL SKILLS
Resumo
A escola é uma das instituições mais importantes na socialização do ser humano, por isso precisa preparar o indivíduo para estabelecer vínculos sociais ao longo da vida. As habilidades socioemocionais são essenciais nesse processo. O objetivo deste estudo é contribuir para a promoção das habilidades socioemocionais, mais especificamente se tratando da atuação da psicologia aplicada ao contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tomando-se como base livros especializados, artigos científicos e outros materiais de nacionalidade brasileira, escritos em português e indexados em sites reconhecidamente científicos. A pesquisa permitiu compreender que a escola é um espaço privilegiado para a promoção das habilidades socioemocionais, tendo em vista a integralidade do sujeito. Após apresentar momentos do desenvolvimento histórico e definições, o estudo apontou para os desafios e possibilidades de atuação do Psicólogo Escolar. O Psicólogo Escolar pode atuar na formação continuada de professores, diretamente com os alunos, mas também em conjunto com seus familiares. É necessário, além disso, dirigir-se as próprias práticas institucionais, considerando seus atravessamentos históricos e políticos. Assim, as habilidades socioemocionais não devem ser tratadas apenas como temática curricular, mas como um aspecto da dimensão constitutiva do ser humano que perpassa todos os ambientes e momentos das instituições educacionais.
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