O cuidado de si como ferramenta pedagógica para uma educação ativa

Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade (2019)

Autores

  • Fabiola Vanessa Hatochyn de Andrade Figueira Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Educação, cuidado de si, ética

Resumo

O presente trabalho propõe o cuidado de si teoria apresentada pelo filósofo Michel Foucault, como uma ferramenta pedagógica para uma educação ativa, a partir da problematização da moral incutida na pedagogia tradicional e na pedagogia construtivista. Compreendemos que ambas as correntes pedagógicas possuem em suas bases o dispositivo disciplinar, produtor de corpos docilizados politicamente que, ainda no século XXI, continua a perpetuar uma educação de crianças e adolescentes pautada na moral, sendo esta, atualmente, intensificada através de técnicas de controle e desempenho. Apenas formas de atualização do dispositivo disciplinar que nos levam a crer que apesar dos avanços em termos educacionais, principalmente no que concerne as novas tecnologias ligadas ao campo da educação, quase não houve mudanças em termos éticos. Com isso o cuidado de si como uma ferramenta
pedagógica para uma educação ativa é apresentado como uma estratégia possível de produção de uma ética facultativa que atue para além da moral vigente e auxilie a educação a flexibilizar seu papel normatizador em prol da singularidade nas instituições de ensino. Face as dificuldades que a educação atravessa no Brasil e em boa parte do mundo no que se refere ao aumento da violência em sala de aula, adoecimento e por consequência medicalização de professores e alunos, o aumento dos casos de suicídio infantil em ambientes escolares e a falta de perspectiva e interesse por parte de nossos governantes em resolver verdadeiramente os problemas educacionais, após essa pesquisa afirmamos a urgência de buscarmos o desenvolvimento de uma ética que nos possibilite a criação de novos modos de existência e resistência dentro e fora da sala de aula. 

Acesso ao texto:

https://drive.google.com/file/d/1B_w80uaV9Md_ZhIWE7qq8aLgy9SdYpHL/view?usp=drive_link

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-09-04