A Função da Avaliação no Cotidiano Escolar

Luiza Alves Ferreira Portes, Barbara Coelho Syllio

Resumo


Este artigo tem como objetivo levantar algumas questões relevantes e fundamentais relacionadas à avaliação no cotidiano escolar. Destaca-se a relação da avaliação com o processo de construção do sujeito, em particular a avaliação na Educação Infantil, pois é nessa fase que o aluno constrói, através das relações que estabelece com o conhecimento na sala de aula, a sua concepção crítica de mundo. Nesse sentido, compreende-se que a avaliação não é apenas a atribuição de uma nota para aprovar ou reprovar o aluno, mas também que ela exerce papel fundamental na formação do sujeito. Portanto, a partir da análise da evolução histórica conceitual da avaliação, procura-se neste trabalho, demonstrar como a avaliação, ao longo de sua trajetória, tem servido: ora para medir e classificar os resultados obtidos pelos alunos, incluindo-os ou excluindo-os do espaço educativo, ora para mediar o processo de construção do conhecimento, valorizando o quanto o aluno avançou e o que ainda poderá desenvolver no seu processo contínuo de aprendizagem.

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