A TRAVESSIA DA CRIATIVIDADE NA PROPOSTA DA FILOSOFIA

Neuma Regina Viana, Tania Maria Sampaio

Resumo


    Sabemos que tanto professores quanto alunos ainda estão acostumados a seguir modelos e padrões, repetindo informações e práticas em seus cursos de formação. Habilidades criativas são, entretanto, de crucial importância no processo de preparar o aluno para lidar com o mundo pleno de desafios e transformações, no qual a sociedade contemporânea está lançada.

A Filosofia assume um importante papel, pois é ela que propicia, neste cenário, o aprimoramento do pensar, agir e ser, frente ao processo de elaboração do conhecimento, através da vivência do aluno na perspectiva da liberdade pessoal em consonância ao seu pertencimento social.

De acordo com Freire (1996), o educador precisa estar disposto a ouvir, a dialogar, a fazer de suas aulas momentos de liberdade para falar, debater e ser, estando aberto para compreender o anseio de seus alunos. Para incentivar assim a sua criatividade, é preciso que o educador faça da sala de aula um lugar propício para tal vivência

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.