EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SISTEMATIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS VERTICAIS

Allan Sinder de Almeida, Jéssica Silva Cardoso, Valdo Vieira

Resumo


   A educação formal vivencia uma crise. Segundo o relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2012), o Brasil possui uma taxa de abandono escolar de 24,2%, isto é, um a cada quatro alunos deixa de frequentar a Escola. A própria Educação Física passa por essa crise.

Darido (2012) ressalta a importância da diversificação dos conteúdos na Educação Física escolar. Acrescenta também a importância de ir além da dimensão procedimental, abarcando também, os conteúdos conceituais e atitudinais.

Os jovens tem um grande interesse pelos Esportes de Aventura, este estudo objetivou sistematizar uma metodologia de ensino-aprendizagem das Técnicas Verticais (TVert) que possam ser utilizadas pelos professores de Educação Física.  Esperando que aulas de Educação Física voltem a despertar o interesse dos alunos, que os motivem a participar ativamente, contribuindo para a diminuição da evasão e do abandono escolar.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.