A Formação Docente dos Anos Iniciais sob a Égide do Capitalismo

Luzia Cristina N. de Araujo

Resumo


Vivemos numa sociedade onde os avanços tecnológicos acontecem de forma cada vez mais rápida, dinâmica e globalizada. Com a expansão da Internet e das redes sociais virtuais no final dos anos 90, a interação com as pessoas e com o planeta cresce cada vez mais. Tal fenômeno também faz que as relações sociais e trabalhistas sofram severas modificações. A escola, como instância integrante da sociedade e principal locus da Educação formal (PILETTI, 1993), não pode ficar à reboque desses desdobramentos: precisa instrumentalizar-se para instrumentalizar os indivíduos que fazem parte dessa sociedade para que possam (re)tranformá-la. A etapa da Educação Básica que será responsável pela construção do conhecimento teórico/prático mínimo necessário para capacitar esses indivíduos é o Ensino Fundamental, em especial o 1º segmento - que compreende do 1º ao 5º ano. O profissional responsável por esse segmento e por esse processo é o professor, visto que é ele quem está diretamente ligado ao aluno. Em vista de tal fato, o que deve contemplar a formação do profissional que irá atuar nesse tipo de segmento?

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