RAQ Revista Interdisciplinar da Universidade Veiga de Almeida

Uma publicação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

  • Núcleo de Publicações NUP Universidade Veiga de Almeida

Resumo

A Revista Áquila reúne, neste número, uma gama de artigos com perfis plurais, abrangendo temporalidades, temas e campos diversos. De cara nova, site novo e com uma divulgação mais intensa, recebemos muitos artigos dentro do espírito da revista, que é o de servir como um veículo de comunicação entre a UVA e a sociedade. Fomos honrados com algumas contribuições de pesquisadores externos que colaboraram para tornar este veículo em um grande fórum de debates.

Nesse sentido, o trabalho de Ariel Martínez, professor da UNLP, na Argentina, é esclarecedor ao apresentar uma crítica ao papel do pai pela visão psicanalítica. Além desse, Danielle Marafon e Caroline Queiroz mostram os resultados de suas pesquisas em torno da gestão pedagógica, ao discutirem suas práticas no interior de um centro municipal de educação infantil em Paranaguá. Em seu artigo sobre o TOI – Termo de Ocorrência de irregularidade, os pesquisadores Soniárlei Leite e Juliana Santos, analisam o termo que é imposto pelas concessionárias de energia elétrica no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, de acordo com as normas da ANEEL, do artigo 129, inciso I, da Resolução nº 414/2010. O artigo verificou se o procedimento está em regularidade com o Código de Defesa do Consumidor e sua repercussão nas esferas cível e criminal. Já o trabalho de Renato Nunes Bittencourt e Gabriela Tassinari propõe uma reflexão sobre moda, consumo, comportamento e sustentabilidade, a partir de uma crítica à segunda maior indústria poluidora do planeta, já Pedro Moura da USP, apresenta sua pesquisa mais que atual sobre a Odebrecht Engenharia e Construção S.A e a Lava-Jato, entre outros artigos que honram o ambiente acadêmico pela qualidade e relevância dos temas tratados e pelas contribuições baseadas em reflexões fundamentadas e ponderadas.

Gostaríamos de chamar a atenção do leitor para o aumento significativo de trabalhos apresentados neste número, se comparado com as edições anteriores. Tal aumento parece denotar o grau de confiabilidade que a revista conquistou no mundo acadêmico. Precisamos estar atentos a isto e reconhecer que o alcance desses resultados ocorreu graças ao empenho da alta gestão da Universidade Veiga de Almeida, representadas nas figuras da Pró-Reitora de Graduação, Profa. Caterine Vila Fagundes, e do Reitor, Prof. Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, que viram a necessidade do investimento no setor de publicações e não mediram esforços para a atualização da plataforma OJS, além de outras melhorias que ficaram visíveis para a comunidade acadêmica. O resultado você confere na leitura dos artigos desse número.

Esperamos que a confiança depositada nesta revista, como um dos meios para a socialização desses resultados de pesquisa, se renove, propiciando uma maior visibilidade à produção acadêmica local e internacional, concorrendo para que ela se torne efetivamente pública. Somente assim poderemos ter um total compartilhamento do conhecimento produzido nas pesquisas acadêmicas.

Desejamos uma boa leitura a todos!

 

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2019.

Renata Feital e Thiago Reis

áquila 21
Publicado
2019-08-20
Como Citar
NUP, N. DE P. RAQ Revista Interdisciplinar da Universidade Veiga de Almeida. ÁQUILA, n. 21, 20 ago. 2019.
Seção
Editorial